Milão I, por Rafael Locks

Salão do Móvel de Milão 2009

Made in Brasil – Irmãos Camapana no Salão do Móvel2009


Semana passada acabou a maratona do Salão do Móvel de Milão. Com certeza este deixou de ser um evento de design e passou a ser um Movimento Artístico e Cultural Italiano.

Resolvi escrever um pouco sobre algumas obras, entre as várias, lançadas pelos Brasileiros Irmãos Campana, durante a feira e seus eventos paralelos. Fui atraído a este tema, pois me chamou a atenção a popularidade dos designers brasileiros citados em muitas literaturas especializadas como um dos melhores do mundo.

Em um destes eventos na Via Montenapoleone, famosa por abrigar grifes famosas como: Armani, Prada e D&G chamou a atenção a placa “The Campana Brothers”. Fui verificar e percebi que se tratava da exposição de uma das novas coleções dos irmãos, chamada Nazaré.

Nesta coleção se observa mais uma vez a capacidade de se renovar dos mesmos. Desta vez trabalhando com material porcelânico e esmaltes metalizados queimados a altas temperaturas.
Nazaré é composta pela peça central de mesa em 03 acabamentos: bronze, platinium e biscuit e as demais peças: castiçal, aparador de livros e peso de papel somente no acabamento de bronze. Esta obra incorpora a idéia de transformação e reinvenção do barroco tanto pela forma como pelo acabamento bronze, forte e exuberante. Conversando com o responsável pela organização da exposição, soube que foram desenvolvidas somente 10 peças de cada modelo e estavam à venda como tal uma obra de arte.

Comentários