50's







Ninguém duvida que o retrô está em alta: mostras e revistas estão ai para nos defender.
O porquê? Bom, tenho lá as minhas desconfianças, como a procura do" conforto emocional", da qual falei em minha última matéria na http://www.revestir.com.br/.
A verdade é que coisa boa não sai da moda: vira moda. E moda atemporal, destas que se valoriza tanto mais de afasta. Ou quando lembra um tempo de glamour, de importância na história de um país, de uma geração, de uma pessoa.
E aqui estão belos exemplos dessa "Fantástica Viagem no Tempo". A verdade é que os móveis criados e produzidos nos anos 50, por exemplo, por Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas continuam atuais. São peças muito valorizadas e que proporcionam um charme especial aos projetos de interiores. De maneira geral, possuem design contemporâneo, caracterizado pelas linhas retas, curvas suaves e pelo uso de madeiras nobres.
A designer Alessandra Delgado, da Girona Design, inspirou-se na obra destes mestres e faz uma homenagem a Joaquim Tenreiro – o pai do mobiliário moderno brasileiro – ao desenhar a Escrivaninha Bossa. Com um desenho simples, de linhas retas harmoniosas e refinadas, a peça possui formas geométricas. Produzida no padrão nogueira, tem detalhe em MDF laqueado em preto fosco. O resultado é um produto com design leve e arejadocom detalhes como uma gaveta, na parte da frente, que vista por trás passa despercebida. A peça foi selecionada na primeira etapa do Salão Design 2011. Merecido.
Já no rack Box, você é quem decide o design. É possível escolher a melhor posição para as gavetas e a porta basculante, ou mesmo retirar um dos ítens. Também pode modificar as distâncias, unir, separar... E até mesmo escolher a cor! O móvel foi desenvolvido pela Alessandra e possui os módulos internos avulsos, o que permite uma ampla gama de composição.
Outra peça a ser mostrada é a mesa lateral Lúcia, feita de aparas de madeira não utilizadas no processo de produção dos móveis da Girona Design e que seriam descartadas. O desenho dos pés foi inspirado nas formas da catedral de Brasília. A tendência por móveis coloridos, a aposta nos tons neutros (como o branco, o gelo, o cinza e o preto) e o design modernista inspiraram a criação dessa peça. O desenho  é uma singela homenagem da arquiteta e designer Alessandra Delgado aos 100 anos de Brasília.
Fundada em 1999, pelas irmãs Alessandra Delgado Tavares e Juliana Delgado, a Girona Design (nome em homenagem a uma charmosa cidade do norte da Espanha) produz o prazer estético, funcionalidade e soluções de espaço sob a forma de móveis, através da qualidade de acabamento e, sobretudo, da criatividade busca a diferenciação no mercado de decoração.

Gostou do post?
Então vote no Blog da Revestir.com para o TopBlog 2011, que premia os melhores blogs do Brasil, clicando no selo ao lado!









































Comentários