Dupla homenagem!



Hoje quero fazer duas "homenagens" em uma só postagem. A um blog que ADORO, o Casa de Valentina, da jornalista e publicitária Lucila Zahran Turqueto que, conforme sua própria descrição, "acredita piamente no poder de influência que as casas exercem em nossas vidas. Sendo capazes de nos deixarem alegres, em estado de euforia ou monotonia com suas cores, toques e impressões",  o que concordo em gênero e número, ao vivo e a cores, como se costumava dizer. 
E ao designer Rodrigo Almeida, do qual conheci peças ainda outro dia - também ao vivo e a cores. E para juntar os dois, aproprio-me de postagem na íntegra - e consentida -  dela , e falando dele.
" Desde a primeira vez que vi uma peça do Rodrigo Almeida fiquei hipnotizada por tanta criatividade e ousadia saindo da mesma cabeça. O designer faz parte de um grupo seleto de brasileiros que estão galgando espaço mundo afora com um estilo bem particular e reconhecivel.  
Prova disso, foi sua presença em Milão este ano.
Poucos países no mundo conseguem com tanta maetsria mesclar e incorporar elementos culturais de diversos cantos como o Brasil, e é isso que impressiona no trabalho do designer, que se apropria de mais diversos materiais e técnicas em suas criações. Cinto, papelão, corda, crochet, silver tape, tecido, (and so on) servem como matéria bruta.
“É importante que o objeto faça parte de seu tempo e se comunique com sua cultura. A miscigenação faz é parte fundamental do meu trabalho, todo ele é híbrido e nada óbvio. A exemplo da cadeira Africa, que não se parece com uma cadeira africada tradiconal, mas seu ritmo e seu design nos remetem à influência afrinaca no Brasil. As estruturas  também são outro ponto importante em meu trabalho. Procuro trabalhar com estruturas expostas, sobrepondo diversos materiais e criando uma tensão entre o flexível e o inflexível. Esse processo poético da criação das peças não significa somente uma visão formal do processo, mas sim um resultado da minha visão do que é o processo da cultura brasileira.” uma livre interpretação do texto em inglês do designer.
E bom final de semana a todos!















Comentários