Benvenuta, Valentina!


 





Que o lúdico está em alta , a gente já sabe. Mas um lúdico, com uma pitada de retrô, bem estudado, homenageando a arte, em mobiliário, e ainda por cima participando de espaços destinados a comédia, isso ainda não tinhamos visto por aqui.
A Schuster, indústria de mobiliário de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, participa da Rio Comicon, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro no Rio de Janeiro, com a exposição de peças criadas especialmente para o evento e que homenageiam o mestre dos quadrinhos Guido Crepax, através de sua inesquecível personagem Valentina. As peças que compõem a linha foram expostas na mostra “As filhas do italiano Guido Crepax”, dedicada ao trabalho do artista.
Criada na década de 1960, a personagem Valentina simbolizava a nova mulher que surgia, reunindo características transgressoras na época. Inicialmente como personagem secundária, ela foi ganhando destaque graças à sua personalidade afinada com a revolução que as mulheres enfrentavam naquele momento, com mais liberdade sexual, profissional e política.
As peças desenvolvidas pela Schuster foram criadas pela dupla Andrea Radice e Folco Orlandini, parceiros da marca em outros projetos. Biombo, móvel bar, estante e mesa lateral ganharam vida com as ilustrações da personagem Valentina estampadas em preto e branco. “A integração das imagens da personagem a uma linha de produtos independentes entre si, com funções que permitem uma aplicação diversificada em ambientes distintos, é o que define a linha. A personalidade forte, ativa, independente e sensual da personagem é o elemento de arte que, aliado à função dos móveis, atinge um público atento e exigente”, explica Mila Rodrigues, diretora de criação da Schuster.
O biombo tem placas em MDF com ilustrações de Guido Crepax em preto e branco. Os diferentes tamanhos das placas reproduzem o formato das HQ´s. O móvel-bar, em madeira, possui uma fenda na parte frontal, evidenciando a silhueta de Valentina. A mesa lateral, com estrutura em aço inox e madeira, tem a tampa em MDF removível, transformando o tampo em porta-objetos. Já a estante conta com dois painéis estampados com as ilustrações de Crepax propondo um jogo geométrico à composição.
Tutti italiani!
Artista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos, o italiano Crepax ficou conhecido com as histórias de sua personagem Valentina, criada em 1965 e caracterizada por uma série em quadrinhos que envolve conteúdo erótico e artístico. A linguagem sofisticada de seus desenhos foi considerada “cinematográfica” por alguns críticos e, por isso, é considerado um dos principais nomes dos quadrinhos europeus com temática adulta na segunda metade do século XX.
iItalianos e residentes em Milão, Andrea Radice e Folco Orlandini estão juntos desde 2008. Desenvolveram trabalhos para grandes marcas internacionais como Snaidero, Calligaris, Segis, Sss, Biesse, Lamm, Mascagni, Versteel e CaosCreo.
As peças foram expostas na 2ª edição da Rio Comicon, e serão vendidas em várias lojas do Brasil.
É a Schuster, mais uma vez, apostando no bom design e nas tendências da vez!


E já que você chegou até aqui, aproveita e dá seu voto para o segundo truno do TopBlog 2011!
Somos Top100! Dê seu voto para que a gente se dê bem!
Vote AQUI!


Comentários