Mundo retrô!


 Lançamento da Lanzi traz pathwork de azulejaria

Porto Ferreira

Asso Glass
 
O "ladrinho hidráulico" da Biancogres

Incefra
 
Portinari
 
Lepri

Portobello

Ontem  falamos  sobre o bom uso da tecnologia HD nos revestimentos, sejam eles cerâmicos, porcelânicos ou laminados. Hoje falaremos de outra grande tendência contemplada nas coleções mostradas na ExpoRevestir 2013: movimento retrô.Ou seja: tudo o que vem do passado, mas acrescido de tecnologia. 
Joyce Diehl, em sua coluna na www.revestir.com.br dá a seguinte explicação: 
" Depois da correria por tecnologia, pelos avanços, pela facilitação das coisas e dos produtos, tudo ai, ao alcance das teclas, primamos pelo aperfeiçoamento. Fomos ao futuro desmedido, ao brilho espelhado e, assustados com tamanha frieza do desconhecido, voltamos ao passado que nos deu porto, abrigo, ao toque aveludado, ao azulejo decorado, ao ladrilho hidráulico." Referência ao que nos é conhecido, confortável, mas acrescido do que temos de melhor no hoje: tecnologia.  
Essa tendência já vem sendo trabalhada desde o ano passado, com breves pinceladas já no ano retrasado. Aparece sob a forma de azulejaria  ( sim, os tradicionais azulejos em formatos 15x15cm ou máximo 20x20cm da casa de nossos pais de nosso avós) colorida, geralmente apresentada em mix, com ares de pathwork. Trazido pelos portugueses ainda em tempos de colonização, ganhou as fachadas na arquitetura dos anos 1930, ganhando destaque na arquitetura em projetos de Oscar Niemeyer. 
O mesmo acontece nas coleções de revestimentos que revisitam o antigo ladrilho hidráulico, mania importada da Europa ainda nos tempos da colonização ( só veio a ser produzido no Brasil no século XIX pelso italianos) " Tudo que lembra a casa das 'vovós' estão em alta", acrescenta Joyce. Lembra que estão em voga não só os azulejos e ladrilhos, mas as mantas, o crochê, o artesanato, as fibras, o próprio pathwork
conhecido trabalho com retalhos de tecidos.
E bons exemplos não faltam nas coleções 2013!
Até amanhã com mais novidades!

Comentários