Arte das mãos






A tendência já anunciada, da volta da valorização do  natural  - que já apareceu na moda das passarelas, no mobiliário e até nos revestimentos ( com a tecnologia da impressão digital à procura do "mais natural possível", com suas fibras revisitadas) , agora chega ao setor de luminárias. As fibras nesse setor estão em super alta, trazendo leveza e sustentabilidade. 

As peças do estúdio holandês Ay Iluminare + mostram o uso das fibras de forma quase escultural. Algumas peças  - como a Bulb Large, ultrapassam o fator função e se transformam em verdadeiras esculturas de luz! As peças são confeccionadas artesanalmente em rattan e possuem formas inspiradas pela natureza, mais especificamente nos tubérculos, exaltando a beleza dos estilos tribal e rústico sem deixar de lado a busca por um acabamento perfeito.


Por acreditarem que o artesanato local carrega os genes da identidade cultural de um povo, os designers do estúdio Ay Illuminate exaltam os saberes de quem há muito trabalha com as mãos. São esses artesãos que dão vida a luminárias singulares como as da série Umut, produzidas em rattan com acabamento escuro. A palavra, que significa "esperança" em turco, deixa uma mensagem otimista de que novos tempos estão chegando, tempos em que a arte manual será novamente valorizada. 
Já na peça MO, varas estreitas de bambu levemente curvadas formam a estrutura vazada da luminária pendente, enquanto uma malha de tecido reciclado arremata a cúpula. O resultado, artesanal e poético, lembra uma rede de pesca ou algum tipo de organismo marinho. A malha ajuda a filtrar a iluminação de forma delicada, além de criar um jogo de luz e sombra. Essa peça pertence a uma série de três luminárias cujos nomes juntos formam a palavra Moganshan, que é uma região próxima a Xangai famosa por suas belezas naturais.




Onde você encontra essas maravilhas? Tudo na La Lampe!
www.lalampe.com.br

Comentários