E nessa quinta com cara de sexta...







Tecido muda tudo, não???
A SouQ, loja de presentes inspirada nos mercados árabes, acaba de receber mais novidades. Agora, além de acessórios femininos, objetos para decoração, tableware, papelaria e uma pincelada de vestuário, a marca traz tecidos portugueses de alcobaça considerados a chita portuguesa.
De onde vem?  A Chita é um tecido de algodão estampado originário da Índia, que foi inicialmente trazida para a Europa pelos Portugueses, no século XV, tendo tido grande sucesso no século XVII e XVIII tanto para decoração como para vestuário. Desenvolveu-se desde muito cedo em Portugal,  - já em 1530, em uma indústria doméstica de tecelagem em Alcobaça. De 1774  até meados do século XIX, Alcobaça é considerada como um dos mais importante centro de manufactura de fiação e tecelagem de tecidos de algodão do país.
A denominada Chita de Alcobaça caracteriza-se pelo recurso a padrões estereotipados muito coloridos de influência Indo-Europeias, que se desenvolvem em riscas largas de decoração variada onde surgem pássaros, aves exóticas, animais, flores, frutas, figuras humanas, cornucópias, ânforas, ninhos e frutos tropicais. E agora no Brasil, ao alcance das mãos!

Corre lá!
SouQ

Comentários