Arte sobre arte


Termino a semana mais triste pela noticia da perda de um dos designers que mais admiro: Sérgio Rodrigues. E alegro-me de trazer uma nova visão sobre o seu trabalho. 

Uma de suas peças mais famosas, a poltrona Mole, de jacarandá e couro, venceu em 1961 o Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, e tornou-se ícone do design nacional. E é exatamente essa, a poltrona Mole revestida em jacquard de tricot do estilista Charlye Madison que está exposta na Sala Brasileiríssima de Janaina Macedo durante a Casa Cor Paraná 2014. "Alegro-me em ter comigo um dos últimos trabalhos deste grande artista brasileiro que deixará muita saudade", afirma Madison. 
Com objetivo de fazer um paralelo entre as duas artes, e homenagear o autor da premiada poltrona Mole, Sérgio Rodrigues, surgiu a estampa Geometric Palm em malha jacquard de tricot criada por Charlye Madison, que revestiu o confortável estofado. “Sabendo que Sérgio Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro e o tema da sala é o Brasil, me inspirei nos coqueiros centenários do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para criar com exclusividade para o espaço e para a poltrona. A estampa traz um efeito geométrico que remete ao estilo étnico muito admirado por estilistas de todo o mundo, bem como utilizado na moda casa", explica o designer de moda reconhecido por criar peças em tricot para conceituadas marcas do país e que agora lança sua marca própria que leva seu nome.
Rodrigues foi, nos anos 1950, responsável por colocar a criatividade brasileira sob os holofotes internacionais. Enquanto Oscar Niemeyer e Lucio Costa revolucionaram a arquitetura do país, Sergio, que também era arquiteto, dedicou-se aos interiores, criando móveis robustos de madeira que rompiam com as referências europeias e criavam um design despojado e  tipicamente brasileiro. 
Crédito fotos: Rodrigo Ramirez


Serviço:
Casa Cor 2014
26 de agosto a 4 de outubro
Local - Av. Munhoz da Rocha, 1.504 - Cabral - Curitiba - PR 

Comentários