Vermelho, para quem se atreve!








Quer dar um up na decoração? Vá de vermelho! 

Projetar a decoração de casa é uma experiência agradável, especialmente quando a pessoa se atreve a fazer isso diferente dos outros.  Então, para quem é corajoso o suficiente para fazer experiências com cores, a Paranatex Têxtil sugere tecidos de decoração em tom vermelho, o qual está associado à energia, à determinação, bem como à paixão, ao desejo e ao amor, com a condição de ser usado sabiamente. 
Mas que tal apostar em pitadas de vermelho, feito tempero? 

Nas estampas da Paranatex, principalmente na coleção Magna Casa, produzida em comemoração aos 50 anos da empresa, é possível encontrar o vermelho junto de outros tons e com estampas de bananas, folhagens, listras, florais, geométricas, étnicos, etc.

O vermelho pode evocar uma série de emoções:  ser energizante em uma sala de estar, picante e apetitoso em uma cozinha e sensual em um quarto, mas não é uma cor tão desejável para usar em ambientes onde se exige um trabalho pensativo. Quando se trata desta matriz, ter “menos” é “mais”. Usá-lo como um tom de acento é sempre a aposta mais segura. Por exemplo, use em apenas uma das paredes, nos móveis estofados, almofadas ou cúpulas de abajur, afinal existem maneiras simples de chamar a atenção para partes de um cômodo sem sentir que a cor “ataca”.
O vermelho eleva o nível de energia de um cômodo e comenta-se que ajuda a bombear a adrenalina como nenhuma outra tonalidade. É uma boa escolha quando se quer animar o local. Na sala de estar, atrai as pessoas e estimula a conversa, aproveite para promover refeições e conversas animadas com os convidados. Em uma entrada, cria uma forte primeira impressão e sugere opulência ousada. Uma parede vermelha ao redor de uma lareira imediatamente sugere calor acolhedor, mesmo que não esteja acesa.

Em diferentes lugares, o vermelho carrega distintos significados. Nas culturas orientais, como a China, é a cor da boa sorte. Embora os tempos mudem e muitas noivas chinesas agora usam branco, tradicionalmente é a cor dos casamentos. Na cultura indiana simboliza a pureza. Na África do Sul, significa luto e, na Rússia, o tom está associado ao comunismo porque na história usou uma bandeira vermelha quando derrubaram o império Czar. Nos Estados Unidos, o vermelho, quando combinado com branco e azul representa patriotismo e orgulho do país.



Comentários